• José Góis

As 5 Competências de Marketing Essenciais na Era Pós-Covid-19

Está mais que provado que, em tempos de crise, os orçamentos de marketing são os primeiros a ser cortados, sendo que na era pós-Covid-19, mais do que nunca, a demonstração do valor gerado torna-se fundamental.


Alguns relatórios mais recentes mostram que muitas empresas planeiam reavaliar os seus orçamentos de marketing com a intenção de eliminar os investimentos que não são essenciais para o negócio. Está mais que provado que, em tempos de crise, os orçamentos de marketing são os primeiros a ser cortados, sendo que na era pós-Covid-19, mais do que nunca, a demonstração do valor gerado torna-se fundamental. Para terem sucesso na criação de valor e permanecerem relevantes, os marketers precisam de aumentar as suas qualificações e abrangência de competências. Cinco competências de marketing tornam-se cada vez mais fundamentais:



Storytelling


Segundo Bryan Eisenberg , "Os factos contam, mas as histórias vendem". Desde os tempos em que os nossos antepassados pintavam as suas aventuras em paredes de cavernas, as narrativas têm sido elementos fundamentais na cultura da humanidade. Ninguém resiste a uma boa história! As histórias têm impacto e, segundo os especialistas, as histórias são 22x mais memoráveis do que os simples factos. As grandes marcas como a Coca-Cola, Disney ou a Nike são excelentes exemplos de narrativas de marca feitas de forma consistente e eficaz.


Numa era de comoditização, é importante saber criar narrativas convincentes e que estejam alinhadas com o sentimento do mercado, as prioridades dos clientes e a mensagem da marca. A arte de contar histórias, com a criação de mensagens envolventes, autênticas e credíveis são fundamentais para construir base de clientes forte e fiel.


Partilho alguns recursos úteis para o desenvolvimento de competências em Storytelling:


Análise de dados


Com orçamentos de marketing mais reduzidos e uma expetativa de maior retorno por ação, a utilização dos dados para medir rapidamente a eficácia das campanhas é mais do que nunca fundamental. Os insights orientados por dados ajudam a compreender melhor os clientes, a tomar as decisões certas e a corrigir as ações rapidamente. Há sempre a possibilidade de atualizar as nossas competências, como por exemplo através de cursos online gratuitos disponibilizados por algumas universidades:

Design


Dizem que uma imagem vale por mil palavras e segundo a pesquisa "Persuasion and the Role of Visual Presentation Support : The UM / 3 M Study" as apresentações que usam imagens de suporte são 43% mais persuasivas quando comparadas com apresentações só com texto. No entanto, com recursos cada vez mais limitados, poderá ser difícil contratar um designer para criar as imagens necessárias para ajudar na promoção do conteúdo da marca.


Bom, podemos sempre aprender o básico do design e a arte de criar poderosa narrativa visual poderosa. Existem muitas ferramentas gratuitas na internet e que são fáceis de usar, como o Canva ou o Adobe Spark que oferecem modelos prontos a usar facilitando o design criativo. Além disso, o Canva oferece ótimas sugestões e tutoriais para que as pessoas aprendam o básico do design gráfico. Descubra o criativo que há em si, adicionando novas competências ao seu currículo com a Design School da Canva.




Tecnologia


Atualmente, a tecnologia desempenha cada vez mais um papel muito importante na conceção, execução e medição do sucesso dos programas de marketing . A tecnologia de marketing (Martech) vai desde a automação dos processos na jornada do cliente, à remodelação da experiência do cliente, até permitindo novas formas de trabalhar e colaborar dentro das equipas de marketing.


Um profissional de marketing precisa de estar familiarizado com estas novas ferramentas e tecnologias, de forma a poder usá-las para otimizar as suas capacidades e atingir os seus objetivos de forma mais eficiente. Eis algumas das soluções de automação existentes de acordo com a finalidade de uso:


All-in-one

E-mail Marketing

Social Media

Jornada do cliente


Conhecimento da Indústria


Desde sempre foi fundamental para um profissional de marketing conhecer e compreender não só os seus clientes mas também a indústria em que opera. Mas a grande novidade é a velocidade a que todas a indústria estão a evoluir com o impacto da transformação digital, aumentando o grau de dificuldade em manter um conhecimento atualizado.


Além do conhecimento proveniente da colaboração com equipas interfuncionais, como especialistas em áreas técnicas de produto, equipas de vendas e responsáveis por funções de suporte ao negócio, existem hoje também uma série de ferramentas que permitem agregar e curar conteúdo de várias fontes e especialistas da indústria, como por exemplo o Feedly que é um agregador de feeds que pode ser usado no PC para ler notícias e receber atualizações de sites e portais de notícias.


Na versão Pro+ podemos usar o Leo, assistente de pesquisa suportado por Inteligência Artificial, que lê o feed de noticias e filtra de acordo com as nossas parametrizações, permitindo que nos concentremos na informação que realmente nos interessa.


Há coisas que nunca mudam


A pandemia COVID-19 veio acelerar o processo de transformação digital, trazendo também novos desafios para os marketers, que precisam de melhorar continuamente para se manterem relevantes. No entanto, como em muitas outras crises há coisas que nunca mudam, como ilustra este cartoon do Tom Fishburn.

0 visualização

Receba as nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Twitter Ícone

© 2020 Dialeto Digital, Portugal