• José Góis

As 6 definições mais úteis do Gmail que pode ainda não conhecer

Encaminhe automaticamente as mensagens, mantenha as mensagens mais organizadas, anule o envio de e-mails e muito mais com estas configurações úteis do Gmail.



Passa grande parte do dia com o Gmail aberto? Mas já alguma vez explorou verdadeiramente as definições da aplicação? Há um variedade enorme de funcionalidades nas definições do Gmail que provavelmente ainda não tira partido.


Para as ativar, precisamos entrar no menu de definições do Gmail. Para chegar lá, clique no pequeno ícone de roda dentada no canto superior direito da página principal e selecione "Definições" nas opções do menu.


ALTERAR O TEMPO PARA ANULAR O DE ENVIO DO E-MAIL


Acabou de enviar um e-mail mais agressivo para um amigo, familiar ou colega de trabalho (todos nós já o fizemos) e quando acaba de o enviar, surge aquele arrependimento imediato de o termos feito. Felizmente, temos a opção "Anular Enviar" que funciona na perfeição para uma situação como esta. Esta função permite anular o envio de uma mensagem antes que esta saia para o destinatário. O tempo que está definido por defeito é de cinco segundos, mas tem a opção de poder aumentar o tempo de reflexão para 30 segundos. É a quarta opção na lista do painel "Geral" das definições.





RESPONDER A TODOS OS E-MAILS AUTOMATICAMENTE


Logo a seguir à definição de anular um envio, está a opção de responder automaticamente para todos os endereços que constam no e-mail original. É uma boa opção no caso de constantemente se esquecer de incluir todos nos seus e-mails de resposta. Mas tenha cuidado para não responder acidentalmente a todos quando pretende responder apenas a uma pessoa. Bom, tem sempre a opção "Anular Envio", não é?


ORGANIZAR E ASSINALAR MENSAGENS COM ESTRELAS


Pode marcar mensagens importantes para ler mais tarde. Por defeito está definida uma estrela amarela, mas pode alterar nas definições de "Estrelas", que está sensivelmente a meio na lista de definições.



Pode escolher uma, três estrelas, ou mesmo todas as estrelas. Desta forma, sempre que assinalar alguma mensagem, percorrerá as várias cores escolhidas sempre que clicar. Também tem a opção de assinalar as mensagens com pontos de exclamação, marca de visto, ponto de interrogação, entre outras opções.


ENCAMINHAR AUTOMATICAMENTE UMA MENSAGEM PARA OUTRA PESSOA


Se tem que encaminhar o mesmo tipo de mensagens para outra pessoa com frequência, pode automatizar essa tarefa com a opção de encaminhamento automático e com um filtro.


Primeiro, no separador "Encaminhamento e POP/IMAP", acrescente o endereço de e-mail da pessoa de quem recebe os e-mails, carregando na opção "Adicionar um endereço de encaminhamento". Este endereço tem que ser confirmado pela outra pessoa, que receberá um e-mail a pedir a confirmação de que aceita que os seus e-mails sejam encaminhados. Depois desta confirmação, poderá optar por reencaminhar todos os e-mails desse remetente, ou pode escolher "criar um filtro!" caso pretenda reencaminhar determinadas mensagens desse remetente.

A partir a janela que aparece, digamos que quer reencaminhar todas as mensagens do xpto@exemplo.com. Escreva o e-mail xpto@exemplo.com na caixa "De" e escolha "Criar filtro". Na janela seguinte, selecione "Reencaminhar para" e escolha o endereço de e-mail que definiu previamente para fazer o reencaminhamento das mensagens. Depois de todos estes passos estarem definidos, selecione o botão azul "Criar filtro" e comece a ver as mensagens futuras do xpto@exemplo.com a serem encaminhadas para o novo e-mail de destino.




CRIAR AS SUAS PRÓPRIAS TECLAS DE ATALHO

Se é um utilizador diário do Gmail, provavelmente já conhece muitas das teclas de atalho úteis que a plataforma tem. Mas sabia que pode personalizar as teclas de atalho? No separador "Avançadas", ative a opção "Atalhos do teclado personalizados" e em seguida selecione "Guardar alterações". Quando o Gmail recarregar, volte a menu de "Definições", e vai reparar que aparece uma nova opção "Atalhos do teclado". Selecione essa opção e explore uma listagem gigantesca de teclas de atalho, onde em cada uma delas aparece agora a opção "ou" onde poderá personalizar da forma que entender.

DELEGAR A GESTÃO DO SEU CORREIO A UM ASSISTENTE

Se é um afortunado que tem alguém que o ajude a responder aos seus e-mails (que inveja), poderá dar-lhe acesso à sua conta do Gmail sem ter que alterar as suas credenciais de acesso. No separador "Contas e importação", desça na lista até "Conceder acesso à sua conta" e escolha "Adicionar outra conta". Registe o e-mail da pessoa a quem quer dar acesso ao seu e-mail, podendo depois escolher de que forma quer que as mensagens que vão ser geridas por essa pessoa sejam tratadas.


Assine a nossa newsletter e receba as atualizações sobre marketing digital no seu e-mail.

37 visualizações

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Receba as nossas atualizações

© 2020 Dialeto Digital, Portugal