Dialoteca

Em destaque

Responda ao nosso 'Quiz' e receba a oferta de um dos nossos guias!
O que é a 'Big Data'?
O que é o "Portugal Digital"?
O que é o 'Machine Learning'?
O que é o 'Blockchain'?

1/8

Publicidade

A revolução das plataformas digitais e como os mercados em rede transformam a economia

As plataformas digitais transformaram a economia nas últimas duas décadas, sendo o modelo de negócio que mais contribui para a transformação digital da economia e das empresas. A Uber, o Airbnb, a Amazon, a Apple e a PayPal revolucionaram os mercados quando lançaram os seus negócios. Hoje são líderes da indústria. Qual é o segredo do seu sucesso?


Estas empresas inovadoras são construídas em plataformas: mercados de duas partes que revolucionam a forma como fazemos negócios. Escrito por três dos mais procurados especialistas em negócios de plataformas, o livro "Platform Revolution" é o primeiro a mostrar como iniciar e gerir um negócio de plataforma, explicando a forma de identificar mercados-alvo e rentabilizar os efeitos de rede.


Os autores revelam estratégias por trás de algumas das maiores plataformas da atualidade, como o Tinder e a SkillShare, e explicam como as empresas tradicionais poderão adaptar-se num mercado em constante mudança. O livro cobre questões essenciais sobre segurança, regulamentação e confiança dos consumidores, examinando a maturidade dos mercados para uma revolução através de plataformas, incluindo cuidados de saúde, educação e energia.


O livro explica como empresas de plataforma como a Uber e a Airbnb conseguiram perturbar e dominar indústrias tradicionais em poucos anos, superando as empresas tradicionais apenas com uma pequena fração dos recursos que os operadores estabelecidos. A ascensão dos negócios de plataforma transformou os princípios que regem o crescimento económico e a concorrência empresarial, tornando as empresas de plataforma sucessoras dos gigantes industriais do passado.




Os autores exploram o como e porquê de empresas específicas e líderes empresariais subirem ao auge do sucesso, ou caírem nas profundezas do fracasso. Alguns exemplos reais são apresentados, ilustrando os resultados de uma utilização correta ou indevida dos métodos de negócio de plataforma. Um dos exemplos é de como Steve Jobs falhou na escolha do modelo de plataforma da sua empresa nos anos 80, aparecendo novamente em 2010 para dominar o mercado e transformar várias indústrias para sempre.


O "Platform Revolution" explica também como algumas empresas resolvem o desafio de atrair produtores e consumidores simultaneamente para uma nova plataforma, enquanto outras falham miseravelmente ou, porque é que os preços livres às vezes são uma jogada de negócio brilhante, e outras vezes um erro fatal.


"Escrevemos este livro porque acreditamos que a conectividade digital e o modelo de plataforma que torna possível estão a mudar o mundo para sempre."

Como em tudo neste mundo, à medida que as plataformas crescem, começam também a aparecer os abusos, como os clientes que fazem compras no eBay poderem ser defraudados, as mulheres que marcam encontros no Match.com poderem ser assaltadas, ou as casas alugadas no Airbnb poderem ser saqueadas. Os autores exploram também esta vertente das plataformas, propondo formas de os seus utilizadores serem protegidos.


A Platform Revolution apresenta a primeira análise abrangente de como as plataformas combinam com produtores e consumidores num mercado multifacetado, desbloqueando recursos ocultos e criando mais valor. Dois dos autores, Geoff Parker e Marshall Van Alstyne, começaram a interessar-se pelos modelos das plataformas quando ambos eram estudantes de doutoramento no MIT e durante a explosão das 'dot-com' no período de 1997-2000. Acabou por ser um desafio mais difícil do que esperavam.


Com o seu trabalho de investigação, acabaram por desenvolver uma nova teoria económica de redes bilaterais. O artigo da Harvard Business Review, "Strategies for Two-Sided Markets", em coautoria com o professor de Harvard Thomas R. Eisenmann, trouxe à luz do dia aquela que se tornou uma das teorias de negócios da Internet mais ensinadas nos programas de MBA em todo o mundo.


Juntando-se mais tarde aos outros dois autores, Sangeet Paul Choudary, conselheiro de executivos a nível global em modelos de negócio de plataforma e entrepeneur-in-Residence na INSEAD Business School, contribuiu para a criação do "Platform Revolution" com toda a sua experiência em estratégias de plataforma que desenvolveu como consultor para várias empresas, desde pequenas 'start-ups' a empresas listadas na "Fortune 100".


Na visão dos autores, a transformação económica impulsionada pelas plataformas produz enormes benefícios para a sociedade, gerando crescimento enquanto servem as necessidades da humanidade. Por outro lado, estão também a criar mudanças drásticas nas regras que tradicionalmente ditam o sucesso e o fracasso das empresas. Ao escreverem este livro têm a esperança de que o "Platform Revolution" ajude a relançar o mercado, as organizações incumbentes, os reguladores e os decisores políticos, permitindo também que os cidadãos sejam envolvidos num novo e desafiante mundo em que as plataformas dominarão.




Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

arrow&v

Dialeto Digital

Escolha um conceito e eu procuro a informação que tenho na minha base de dados.

© 2020 Dialeto Digital, Portugal