Sobre o Dialeto Digital

Dialeto Digital

A nova linguagem dos negócios

A revolução digital virou o mundo ao contrário!

Em todas as indústrias, com a difusão de novas tecnologias digitais e o aumento de novas ameaças disruptivas, os tradicionais modelos e processos de negócio foram completamente transformados.

No meu próprio percurso profissional, tive de começar a lidar com a disrupção gerada pela entrada de novos concorrentes que, com o advento do mercado digital, implementaram modelos de negócio completamente disruptivos. 

Há cerca de 20 anos atrás, o negócio de dispositivos médicos, em particular no das lentes de contacto, começou a ser totalmente virado do avesso com o aparecimento de lojas de e-commerce, que começaram a oferecer lentes de contacto a um preço muito mais baixo, mas mais importante, a fazerem entregas em casa e a funcionar 24 horas por dia, sete dias da semana.

A pergunta que as empresas do setor começaram a fazer, desde as pequenas empresas de cariz familiar, até às grandes cadeias de retalho multinacionais era: Como nos adaptamos e transformamos para a era digital? 

As empresas fundadas antes da ascensão da Internet enfrentam um grande desafio, o de terem que adaptar-se a novas regras e modelos de negócio daqueles que as levaram ao sucesso antes do advento da 4º revolução industrial. 

A boa notícia é que a mudança é possível. As empresas pré-digitais não estão condenadas à extinção. As empresas podem transformar-se para prosperar na era digital. 

Pois é esse o objetivo do Dialeto Digital: Pesquisar, testar e partilhar soluções e exemplos de sucesso na jornada de transformação digital.

Mas o que separa as empresas que conseguem adaptar-se e prosperar num mundo digital daqueles que falham? 

A primeira grande diferença é o de entenderem que transformação digital não é sobre tecnologia — trata-se de estratégia e novas formas de pensar, usando a tecnologia para imaginar e reinventar o próprio negócio.

 

Transformar para a era digital requer muito mais uma atualização do pensamento estratégico do que a renovação da infraestrutura de TI. 

O objetivo é o de partilhar não só as minhas pesquisas atuais sobre big data e métricas de marketing, comportamentos de compras móveis, a Internet das Coisas, e o futuro da partilha de dados, mas também muito do conhecimento que fui adquirindo através da minha experiência profissional e das diversas formações que fiz ao longo dos anos, como por exemplo na pós-graduação em Digital Business na EMERITUS, onde tive a oportunidade de aprender muito sobre marketing digital com o Prof. David Rogers da Columbia Business School, ou sobre plataformas digitais com o Prof. Geoffrey Parker do MIT.

A transformação digital requer uma visão holística da estratégia de negócio e, por esse motivo, o Dialeto Digital centrar-se-á na partilha de ferramentas práticas e enquadramentos que os leitores possam aplicar na tomada de decisões e formular estratégias para o seu próprio negócio, independentemente do seu tamanho ou indústria. 

A minha esperança é que possa aplicar estas ferramentas na criação de valor e crescimento para o seu negócio.
 

Autor

Jos%C3%A9%20G%C3%B3is_e-mail_edited.jpg

José Góis

  • Ícone do Twitter Preto
  • Ícone do Linkedin Preto

Receba as nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Twitter Ícone

© 2020 Dialeto Digital, Portugal